Casa Certa | Distrito australiano ganha projeto inovador com madeira
386
post-template-default,single,single-post,postid-386,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-title-hidden,qode_grid_1300,footer_responsive_adv,qode-child-theme-ver-1.0.0,qode-theme-ver-16.5,qode-theme-bridge,disabled_footer_top,wpb-js-composer js-comp-ver-7.9,vc_responsive,elementor-default,elementor-kit-463

Distrito australiano ganha projeto inovador com madeira

Distrito australiano ganha projeto inovador com madeira

Barangaroo House foi resultado de um concurso de design lançado pelas empresas responsáveis pela área


Um distrito que une sustentabilidade, design, novos locais para trabalho, áreas residenciais e espaços de lazer. Este é o Barangaroo South, projetado no extremo sudoeste de Sydney, na Austrália, e que vem recebendo investimentos desde 2015. Tornou-se uma das maiores iniciativas de restruturação urbana, por meio de intervenções inovadoras.

As empresas responsáveis pela concepção da área realizaram uma competição de design para um edifício que serviria como um restaurante e um bar, dentro do distrito. A demanda era antecipada, ou seja, ainda não se sabia quem ocuparia o prédio no momento do lançamento do edital.

O escritório Collins and Turner foi o vencedor desta competição ao projetar o Barangaroo House, que se tornou um dos pontos de referência de todo o distrito e que serve como uma “porta de entrada” para quem chega por vias específicas para pedestres. Este restaurante tem uma estrutura diferenciada, escultural, com forte identidade visual, e com revestimento em madeira. A sua forma “orgânica” tem suportes lineares de madeira carbonizada, contribuindo para o impacto aos frequentadores, e gerando um contraste com os prédios vizinhos.

Conforme informações divulgadas pelo próprio escritório, o edifício abriga diferentes espaços para refeições tanto casuais quanto requintadas, seja em áreas cobertas ou ao ar livre. O atendimento acontece em locais no nível do calçadão, em terraços elevados ou na cobertura.

“O design oferece uma série de espaços bonitos e flexíveis, planejados, entre canteiros e jardins nos quais crescem flores nativas, ervas, vegetais e frutas que podem ser usados no restaurante. Eles estão localizados em cada nível da estrutura”,  explica a equipe.

Fonte: Portal Madeira e Construção com informações da Collins e Turner e Madera21
Fotos: Collins and Turner